Pages

.

COMO BAIXAR FILMES DO YOUTUBE

quinta-feira, outubro 01, 2009

Biografia Don Ramon (Seu Madruga)



Ramón Gómez Valdés de Castillo

Ramón Valdés (as Don Ramón or Seu Madruga) at El Chavo del Ocho at 1973)

Ramón Gómez Valdés y Castillo (Cidade do México, 2 de setembro de 1923

Cidade do México, 9 de agosto de 1988) foi um ator mexicano.
Ainda hoje, seu personagem Seu Madruga (Don Ramón, na versão original) é cultuada, havendo diversas páginas, blogs e comunidades no site de relacionamentos Orkut em sua homenagem.

Casou-se três vezes (uma delas com a cantora Aracely Julián) e teve dez filhos. Faleceu de câncer de pulmão, ocasionado pelo fumo excessivo, que depois espalhou-se para o estômago.

Carreira

Atuou em vários filmes no seu país desde a década de 1940, porém atingiu sua maior popularidade com a figura hilária do "Don Ramón", "Seu Madruga" no Brasil, do seriado de televisão Chaves (El Chavo del Ocho). Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, sempre teve grande admiração por Ramón Valdés e dizia que era o único que o fazia "chorar de rir" durante as gravações dos programas, que duraram aproximadamente uma década. Seu personagem na Vila do Chaves, apesar do humor simples, trazia a situação da América Latina de desemprego generalizado e dependência de sub-empregos. Seja como pedreiro, vendedor ambulante de objetos usados ou leiteiro, ele sobrevivia enquanto o proprietário da vila, "Seu Barriga" (Edgar Vivar), não o expulsava da casa por não pagar o aluguel.

Curiosidades

* Sabe-se que Ramón Valdés tinha uma memória privilegiada. Fora do estúdio vestia-se quase igual como no seriado, pois afirmava que com os Jeans podia sentar onde quisesse sem temer sujar a roupa.

* Também tinha rituais curiosos, como fumar um cigarro antes de dormir.

* Apesar de, no seriado Chaves, Seu Madruga fugir da Bruxa do 71 (Angelines Fernandez), na vida real os dois eram muito bons amigos. Tanto que, quando Ramón morreu em 1988, a atriz passou a noite ao lado do corpo chorando e dizendo "Mi Rorro" (Meu bebê). A atriz ficou tão decepcionada que começou a descuidar da saúde, e começou a envelhecer mais rapidamente. Também manteve grande amizade na vida pessoal com os atores Édgar Vivar (que atuou como o Senhor Barriga) e Rubén Aguirre (que interpretou o Professor Girafales também era um dos melhores amigos de Ramón). Villagrán, o Quico na série, também foram grandes amigos. Tanto é que uma vez quando Ramón estava no hospital, Quico disse: Nos vemos lá em cima, no céu. Ramón Valdéz se contrariou, mantendo seu bom humor dizendo: "Não se faça de louco, nos vemos lá no inferno." Tanto é que este foi o único ator a participar com Villagrán em sua carreira solo nos quadros Federrico, e Ah que Kiko.

* Ramón Valdés nunca pôde desassociar sua pessoa do papel de Seu Madruga. Tanto as pessoas como os produtores não podiam vê-lo em outro papel. O ator confessou para a revista Actores&Actrices&Rumores que, depois de deixar o seriado Chaves, recebeu apenas quatro ofertas para atuar: as quatro eram pedidos de Chespirito para voltar a fazer o papel de Seu Madruga. De qualquer forma, sua carreira não terminou com a sua saída da turma do Chaves: atuou em diversas peças de teatro, duas no colégio de sua filha mais velha e uma no colégio de sua filha mais nova. Em todas as peças, fez o papel de Seu Madruga. Ramón voltou à televisão em 1981, quando Chaves havia se tornado um quadro do Programa Chespirito novamente.

* Dublado no Brasil pelo veterano Carlos Seidl.

Filmografia

Ramón Valdés participou de mais de 100 filmes e seriados de TV em sua carreira, entre eles:

* Calabacitas Tiernas (¡Ay qué bonitas piernas!) (1948)
* Soy Charro de Levita (1947)
* El Chanfle
* El Chanfle 2
* Simbad el Mareado (1950)
* La Marca del Zorrillo (1950)
* El Mariachi Desconocido (1953)
* La Vida No Vale Nada (1955), juntamente com o também falecido Pedro Infante


LeoKidman

Nenhum comentário: