Pages

Mais! Mais! Mais!

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Filme NASCIDO PARA MATAR (1987) Download

CINEASTA: STANLEY KUBRICK
GÊNERO: GUERRA/DRAMA
ORIGEM: EUA
DIÁLOGO: PORTUGUÊS
DURAÇÃO: 117 MIM
COR: COLORIDO

Nascido Para Matar é um olhar em dois tempos sobre a guerra do Vietnã, baseado no romance de Gustav Hasford e levado às telas pelo consagrado Stanley Kubrick (Glória Feita de Sangue, Spartacus)

. A primeira parte trata de um grupo de recrutas dos Marines em treinamento básico na Ilha Parris, sob o comando do autoritário sar Bento Hartman (Lee Ermey, de Mississipi em Chamas e Despedida em Las Vegas), que busca desumanizar os jovens para transformá-los em verdadeiras máquinas de guerra usando o sexo como metáfora.

O alvo favorito dos constantes abusos verbais e físicos do instrutor é o gordo e lento recruta Gomer Pyle (Vincent D'Onofrio, de Tudo por Amor e MIB -Homens de Preto).

PREMIAÇÕES:
  • Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.
  • Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (R. Lee Ermey).
CURIOSIDADES:

  • O ator Vincent D'Onofrio ganhou mais de 30 quilos para poder interpretar o Recruta Gomer Pyle em Nascido Para Matar.
  • A contratação de R. Lee Ermey para atuar como o Sargento Hartman em Nascido Para Matar, ocorreu de forma inusitada.
  • Demitido do cargo de consultor do filme sobre como treinar os soldados no estilo dos fuzileiros navais, ele fez uma demontração pessoal, via videotape, onde durante 15 minutos seguidos demonstrava como deveria agir um sargento durante o processo de treinamento de novos recrutas.
  • O diretor Stanley Kubrick ficou tão impressionado com sua performance que resolveu contratá-lo para interpretar o próprio Sargento Hartman no filme.
  • Pouquíssimas são as vezes em que R. Lee Ermey pisca os olhos enquanto está em cena.
  • O ator R. Lee Ermey sofreu um acidente durante as filmagens de Nascido Para Matar. Ao dirigir um jipe às uma da madrugada ele sofreu um acidente que fez com que fraturasse todas as costelas de um lado do seu corpo. Em algumas cenas do filme, por causa deste acidente, Ermey estava impossibilitado de mover um de seus braços.
  • Na parte do filme em que os fuzileiros já estão na Guerra do Vietnã, podem ser notadas algumas referências ao personagem Mickey Mouse em diálogos, canções ou simples figuras impressas em papéis.
  • As cenas do filme ocorridas na cidade em ruínas de Hue na verdade foram rodadas numa construção das docas de Londres, que já estava com sua demolição agendada.
  • Já perto do final do filme, quando Cowboy solicita os reforços de tanques via rádio, a voz de Murphy, o recruta que retorna sua ligação, é nada mais nada menos que a voz do próprio diretor Stanley Kubrick.
  • Para escrever o roteiro de Nascido Para Matar Stanley Kubrick recebeu a ajuda de Michael Herr, um grande amigo seu que ajudou principalmente na parte do filme cuja ação ocorre já no Vietnã. Herr auxiliou Kubrick com suas experiências como correspondente de guerra junto aos fuzileiros navais, já que, assim como Joker e Rafterman no filme, ele tinha livre acesso por todo o território dominado pelo exército americano.

4SHARED / RMVB / 445MB /

PARTE1 PARTE2 PARTE3 PARTE4 PARTE5

Nenhum comentário: